Não, não abandonei o barco. Depois de um
longo tempo sem escrever, volto à maré.
Fiquei emocionada com o convite da Prefeitura
de Fortaleza para a abertura do show do Reveillon 2011, pois foi fruto desse
disco. Montamos o show com a banda formada por Edmundo Jr. (baixo), Mimi Rocha
(guitarra), Herlon Robson (acordeon, violão), Daniel Alencar (bateria), Hoto
Jr. (percussão) e participação de um grupo de percussão, conduzidos pela
direção de Fernando Moura, adaptando os arranjos concebidos inicialmente para
voz e piano.
No repertório incluí “Lupiscínica”, de
Augusto Pontes e Petrúcio Maia. Augusto foi um amigo querido desde sempre. Eu o
conheci em 78,79, na época da articulação em torno dos shows “Massafeira”, no
Teatro José de Alencar (Fortaleza, CE). Vendo seu depoimento no documentário de
Julia Limaverde e Ednardo sobre o tema na exposição Fortaleza 1970-2010 (Centro
Dragão do Mar), comove a sua crença na amizade, na celebração coletiva.
Um dia, quando ele era secretário de cultura
do Ceará, passamos uma longa tarde conversando. Ele cheio de idéias para shows
e me contando tantas coisas dos bastidores da “Massafeira”, que eu, tão menina
na época, nem fazia idéia.
No grupo de artistas que viajou depois dos
shows para participar do álbum duplo (relançado em 2010) eu, a banda Perfume
Azul e Lúcio Ricardo éramos da turma do rock. Augusto, com Ednardo, nos colocou
naquela trupe.
Na mesma época, lembro de Augusto, Ednardo e
Téti conversando sobre a linda gravação de “Lupiscínica”, para o disco de
Ednardo, no estúdio da CBS, no Rio, lançado em 79. Que privilégio meu assistir
os dois gravando as vozes.
Claro que recordei tudo isso no palco do
Aterro da Praia de Iracema e no show do Teatro José de Alencar, que ainda teve
uma emoção a mais, com minha irmã, Laiza, dançando o bolero de Augusto e
Petrúcio com o dançarino Lindenberg.
Lupiscínica é a única faixa do disco em que eu
e Fernando Moura gravamos juntos - em São Paulo, no Estúdio Guidon. As outras
faixas foram gravadas ele no Rio, eu em São Paulo.
Não tive tempo de mostrá-la a Augusto. A
gente se encontrou tão pouco nas vezes em que fui a Fortaleza depois de me
mudar para São Paulo. Mas era sempre uma alegria, uma saudade ouvi-lo, como na
derradeira vez, quando Ricardo Bezerra me levou para as gravações de um
documentário sobre o Pessoal do Ceará. E estavam lá Augusto, Rodger, Stélio
Valle, Chico Pio, grandes compositores cearenses.
Augusto
me levou para trabalhar com publicidade, na lendária agência Scala, onde ele
era o diretor de criação. Eu escrevia minhas letras, minhas canções, e ele
intuitivamente me perguntou se não escreveria anúncios também. Fui. Esta passou
a ser outra experiência marcante pra mim, pro meu modo de pensar, para os
caminhos que seguiria depois. Augusto, sempre abrindo portas. Acreditando na
amizade.
bacana este blog, podia tb incluir os textos q saíram em jornal, incluindo o meu, hehehehe... Muito bom, adorei, bjos.
ResponderExcluirAcho a idéia ótima.Para isso, preciso de um nerd.Beijos
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